Porquê ser sócio da APTS?



1. Representação e defesa dos interesses dos associados e do sector
A maior parte das vezes, os agentes do sector turístico não têm voz nem presença em eventos organizados pela tutela, ou por organismos públicos e privados. Não é raro que o resultado destes eventos tenha influência direta no estabelecimento de políticas para o sector do turismo ou mesmo na definição de áreas prioritárias de investimento e definição de critérios com importância para a obtenção de ajudas financeiras.
A APTS estará presente nesses fóruns, lutando pelos interesses dos seus associados.

2. Utilização do nome e logotipo da APTS – Associação Portuguesa de Turismo Sustentável
O associado da APTS, poderá utilizar o logotipo e a frase “Membro da APTS – Associação Portuguesa de Turismo Sustentável” quer no próprio estabelecimento quer em documentos de correspondência e e-mail.
A utilização do Logotipo e da referência APTS – Associação Portuguesa de Turismo Sustentável”, será uma indicação imediata das preocupações ambientais e de sustentabilidade do associado.

3. Acesso a informação e consultadoria do interesse dos associados.
- Apoio à realização de Projetos de Investimento
- Apoio à participação em Feiras de Turismo
- Apoio na instrução de processos de Certificação de Sistemas de Gestão de Qualidade (ISO 9001)
- Apoio na instrução de processos de Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental (ISO 14001)
- Apoio na instrução de processos de Certificação de Sistemas de Gestão de Energia (ISO 50001)

4. Formação Profissional para sócios e seus colaboradores
A ATUS tem disponível para os seus associados e colaboradores cursos gratuitos nas mais variadas áreas com interesses para o sector turístico.
- Turismo
(Turismo Descoberta; Turismo Sustentável; Turismo Seguro, Programas Turísticos; Qualidade no Serviço Turístico).
- Gastronomia
(Gastronomia e Cultura; Doçaria Tradicional Portuguesa; Restauração e Informação Turística)
- Comércio e Marketing
(Marketing na Restauração, Marketing Digital, Comércio Eletrónico e E-busines, Valorização e Empreendedorismo Rural)
- Ambiente, Natureza e Sustentabilidade
(Educação Ambiental, Ambiente e Recursos Naturais, Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável)
- Línguas Estrangeiras
(Inglês, Alemão, Castelhano)

5. Sustentabilidade ambiental e compromisso com as gerações futuras
Os problemas ambientais do Planeta Terra continuam a agravar-se e ameaçam a própria sobrevivência humana e também ameaçam seriamente os sistemas económicos vigentes, provocando perdas avultadas.
Os problemas a mitigar são inúmeros e vale sempre a pena lembrar a realidade, que muitas vezes temos a tentação de fingir que não vemos.
Poluição do ar, poluição dos rios, poluição dos oceanos, desflorestação, extinção das espécies, perda de biodiversidade nas plantas e animais domésticos, microplásticos na água e nos alimentos, aquecimento global e alterações climáticas são apenas alguns dos problemas ambientais e de sustentabilidade de uma infindável lista de muitos outros problemas que realmente existem.
Tal como a Indústria e a Agricultura e todos as outras atividades, o Turismo, como sector económico relevante, contribui para os problemas ambientais e de sustentabilidade ao nível planetário.
Em Portugal o turismo é uma das principais atividades económicas representando cerca de 13 % do PIB, o que quer dizer que utiliza uma fatia significativa dos recursos disponíveis e quer também dizer que tem de assumir a sua quota de responsabilidade na resolução dos problemas ambientais e de sustentabilidade.
Por isso, a APTS - Associação Portuguesa de Turismo Sustentável tem também por objetivo ajudar o sector do Turismos através dos seus agentes e operadores a adotar ações concretas que possam mitigar ou compensar os problemas ambientais causados pelo sector. Para utilizar uma frase batida, promover um “Turismo Verde”.
A resolução dos problemas ambientais e de sustentabilidade que preocupam e ameaçam toda a humanidade são um objetivo nobre e necessário em que todos devemos participar.
Para ajudar os sócios da APTS a cumprir o nobre objetivo de melhorar o desempenho ambiental de cada um, de acordo com as características e necessidades específicas.
A ajuda será dada com manuais de procedimentos e formação para os processos com impacto ambiental que podem ser minimizados:
- Gestão Resíduos
Enquadramento legal na gestão dos resíduos em Portugal
Impactes Ambientais associados à má gestão de resíduos
Boas práticas e recomendações na gestão dos resíduos
- Consumíveis Sustentáveis
Os recursos naturais
Impactes associados ao consumo de recursos naturais
Requisitos na seleção de consumíveis
- Alimentação e compra de produtos alimentares
Enquadramento da situação atual
Boas práticas em compras e gestão de produtos alimentares
O desperdício alimentar e os bioresíduos
- Utilização de Energias renováveis
As fontes de energia limpa
Os impactes ambientais e as vantagens de utilização de energias mais limpas
Medidas de eficiência energética
- Compensação das emissões de dióxido de carbono (CO2)
Terá a possibilidade de compensar as emissões de Gases de Efeito de Estufa através da instalação e recuperação de habitats florestal.
Além de minimizar o impacte climático da sua atividade, tem o potencial de gerar múltiplos benefícios socioambientais adicionais, como a manutenção da biodiversidade e o aumento da qualidade e disponibilidade de água, obtendo o selo Carbon Out.
A Carbon Out também prepara as empresas para uma economia de baixo carbono, havendo a possibilidade de implementar programas de responsabilidade socioambiental, associando-se a ações positivas para o ambiente e para a sociedade. aça o seu pedido de inscrição na APTS preenchendo o formulário anexo.

Contactar




Ficha Inscrição

Quer receber as nossas novidades?

Subscreva a nossa Newsletter