A Associação

A APTS - Associação Portuguesa de Turismo Sustentável é a primeira Organização Não Governamental de cariz ambiental dedicada exclusivamente ao sector turístico.

Todas as atividades económicas têm impactos ambientais, aquilo a que vulgarmente se chama “Pegada Ecológica”.

Com efeito, os problemas ambientais continuam a agravar-se a nível mundial e ameaçam não só a sustentabilidade ecológica da sobrevivência humana, mas também ameaçam seriamente os sistemas económicos, provocando perdas avultadas.

Nascida em Junho de 2020 em pleno tempo CIVID como Associação de âmbito nacional, a APTS tem no seu seio elementos com provas dadas noutras organizações ambientalistas, que por certo irão ajudar os players do turismo portuguesas a encontrarem o seu caminho para o desenvolvimento dentro da sustentabilidade.

Estamos também muito preocupados com os problemas do interior do país – Territórios de Baixa Densidade - e estamos já neste momento a desenvolver e a implementar nestes territórios novos conceitos de turismo sustentável, já validados internacionalmente, como o Ecoagroturismo, o Turismo Criativo e o Slow Tourism.



  MISSÃO

Apoiar o desenvolvimento do turismo sustentável em Portugal, fornecendo meios que auxiliem os empresários de turismo a fazerem uma Gestão Integrada Sustentável que apoie a Economia local, use os Recursos Naturais com pegada ecológica mínima, respeite o Património Cultural e proteja a Natureza, em resumo, conservem a biodiversidade dos diferentes destinos.

   VISÃO

Ser reconhecida como uma Associação que possui um papel ativo na sustentabilidade do Turismo em Portugal, distinguindo-se através da criação de sistemas que apoiem e certifiquem os diferentes operadores turísticos em Portugal, unidades de alojamento e outros, por forma a enquadrar os processos de qualidade na prestação de serviços.

   VALORES

Os nossos valores passam pela constituição de uma ou mais equipas de trabalho gerida(s) pelo compromisso e profissionalismo, pela ética e integridade. 

E também.

Criar uma Associação “para todos”, acessível e democrática, sem lobbies e elitismo, onde a inovação esteja sempre presente.

Quer receber as nossas novidades?

Subscreva a nossa Newsletter